CHRISTINO ÁUREO está em seu primeiro mandato de DEPUTADO FEDERAL, pelo PROGRESSISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, após 03 mandatos consecutivos de Deputado Estadual, com forte experiência voltada para o Desenvolvimento Econômico.

Oriundo do quadro de Administradores do BANCO DO BRASIL, com sólida formação acadêmica, obtida em universidades como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal de Lavras, Federal Fluminense (inclusive como pesquisador). Exerceu, ao longo de duas décadas, cargos na Administração Pública Municipal e Estadual, tendo sido secretário de Estado em diferentes áreas: Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Casa Civil. Em cada uma delas, estabeleceu conexões importantes com a pauta relativa ao segmento de Óleo & Gás, mas também com as energias renováveis. Na Agricultura, foi o formulador do Programa Rio Agroenergia e do RIO RURAL (com o Banco Mundial), com foco na sustentabilidade.

No Desenvolvimento Econômico, foi o principal responsável pela defesa de uma legislação que desonerasse o investimento na cadeia do Petróleo, especialmente no REPETRO estadual, a despeito das pressões em sentido contrário. Foi o idealizador, na Casa Civil, do Fundo de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (FISED), que, a partir dos royalties, está aportando recursos expressivos na Segurança Pública e na Assistência Social e Saúde no Estado do Rio de Janeiro. Presidiu empresas de economia mista, além de ser um dos fundadores da AGERIO (da qual foi membro e presidente do Conselho). Na iniciativa privada, atuou na gestão e presidiu conselhos de administração de empresas de capital aberto listadas em Bolsa.

Defensor aguerrido da geração de oportunidades de trabalho, preside a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis (FREPER), visualizando, neste segmento, um dos principais motores para a retomada da economia brasileira. Preside, também, a Frente Parlamentar de Apoio ao Mercado de Varejo e E-Commerce. É, ainda, membro titular da Comissão de Minas e Energia (preside a subcomissão de óleo e gás), também compõe a Comissão de Agricultura, Comissão de Finanças e Tributação, Comissão especial das PPPs, dos Repasses a Estados e Municípios, Membro titular da Comissão da Reforma Tributária e outras.

Autor de inúmeras propostas em áreas diversas, com destaque para Sustentabilidade (legislação ASG), modernização de relações de trabalho (oportunidades para jovens e pessoas com 55 anos ou mais), infraestrutura, educação (agentes comunitários), previdências pública e privada, além do fortalecimento do conceito do Brasil como potência agro-ambiental.