06set
Em: 06/09/2018
Nesta quinta-feira(06), o candidato a deputado federal Christino Áureo e o candidato a deputado estadual Cassius Clay, visitaram centros de atividades para terceira idade em Padre Miguel e Bangu, Zona Oeste da cidade do Rio. Acompanhado do vereador Marcelino D’Almeida, que apoia o segmento há 25 anos e que disse precisar de parceiros para desenvolver um trabalho melhor na região, Christino apresentou algumas propostas de ações sociais que pretende implantar como deputado federal.
– A Zona Oeste carece de muitos recursos, é necessário desenvolvermos ações que priorizem o atendimento em saúde para o idoso, para as pessoas com deficiência e para quem mais precisa. Junto com Cassius Clay, ele na Alerj e eu na Câmara Federal, buscarei aprimorar a rede de assistência, atrair mais academias a céu aberto e outras atividades. Vamos transformar as organizações que aqui trabalham com tanto afinco e carinho com a população em Utilidade Pública para que possam receber recursos públicos – afirmou o deputado.
Buscar recursos para melhorar a qualidade de vida tem sido uma das lutas do deputado Christino Áureo tanto à frente da Casa Civil, quanto na Assembleia Legislativa do Estado.

Fundo criado por Christino vai destinar verba para ações sociais

 A população brasileira está envelhecendo mais e melhor. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje a expectativa de vida dos brasileiros é de 75,8 anos. De 1940 até 2016, o aumento foi de exatamente 30,3 anos.
Para se ter uma ideia, só na cidade do Rio de Janeiro são mais de 170 mil pessoas com idades entre 70 e 74 anos. A maioria é de mulheres: são 104 mil mulheres nesta faixa etária, enquanto homens são 66 mil. Entre 75 e 79 anos são quase 130 mil pessoas. Também com maioria feminina, são 82 mil mulheres e 47 mil homens.
Com a população envelhecendo cada vez mais, é importante buscar políticas públicas e ações sociais para garantir o bem-estar da melhor idade. Para garantir investimentos nesta e em outras áreas, Christino criou o Fised, Fundo Estadual de Investimentos e Ações de Segurança Pública e Desenvolvimento Social. O Fundo, aém de garantir investimentos para a Segurança Pública, também destina parte da verba para ações sociais. Em 2018 o Fundo já recebeu R$ 90 milhões do Governo do Estado. Destes, R$ 23 milhões já foram passados para serem usados em ações de assistência social.

 Compromisso com a terceira idade

Christino se aproximou de pessoas e projetos de ações sociais importantes para a terceira idade na Zona Oeste do Rio, uma das áreas da cidade onde são encontrados vários projetos ligados a esse setor.
Para Mercelly Cardoso de Lima, coordenadora de projetos sociais da Zona Oeste do Rio, o Christino é hoje uma esperança de novos investimentos e reconhecimento para estes projetos.
“O Christino desenvolveu um grande trabalho, e agora na Zona Oeste nós vamos ter um grande aliado, um amigo e uma pessoa comprometida com a população da Zona Oeste e com a terceira idade. Eu trabalho com a terceira idade e tenho várias reivindicações e preocupações com este grupo e eu tenho certeza que o Christino vai ser este companheiro que a gente tanto precisa, uma pessoa séria, com comprometimento e que assume todos os nossos problemas”, disse a coordenadora.