27ago
Em: 27/08/2018

O Rio Rural, programa desenvolvido por Christino Áureo, valoriza também as mulheres na agricultura.

Recentemente o Rio Rural, implantado por Christino á frente da secretaria de Agricultura, foi selecionado pela FAO (braço da ONU para alimentação e agricultura) como uma das 12 iniciativas mais inovadoras para o desenvolvimento rural sustentável.
Presente em 78 municípios do Estado, com investimentos de R$ 600 milhões em agricultura sustentável, o sucesso do Rio Rural não se deve apenas a luta do deputado por recursos junto ao Banco Mundial, mas também ao empenho dos produtores e produtoras rurais. As mulheres na agricultura, em especial, são destaque no projeto.

No Rio de Janeiro, segundo dados do Censo Agropecuário de 2006,  existem mais de 23 mil mulheres na agricultura que se dedicam ao cultivo familiar, o que equivale a um terço de toda a mão de obra do segmento.

Um exemplo são as artesãs que foram beneficiadas pelo Rio Rural com a aquisição de equipamentos, como máquina de costura, e insumos para investir no artesanato. Para o deputado Christino, o avanço da participação das mulheres na agricultura é muito importante para o fortalecimento da agricultura familiar.

– As mulheres são, a cada dia mais, parte essencial das transformações que visam o desenvolvimento no campo. Elas estruturam as famílias rurais e acolhem, como ninguém, a causa da sustentabilidade –  salientou o deputado.