31ago
Em: 31/08/2018

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (30) os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2017. Os números ainda não são ideais, mas a educação do Rio de Janeiro está junto com os estados que registraram as maiores proficiências médias nos componentes avaliados. Proficiência é um adjetivo para qualificar o conhecimento específico dos estudantes sobre determinados assuntos.

Entusista do assunto, Christino apoiou iniciativas importantes na educação do Rio, que aliam ensino médio a educação profissional. O Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos de São Gonçalo, é um exemplo. A escola idealizada por Christino na área onde havia uma antiga fábrica da CCPL, hoje possui altos indicadores no ENEM e forma jovens para o mercado de trabalho.

Atualmente, 216 escolas estaduais seguem o modelo de Educação Integral, que alia o ensino médio a cursos profissionalizantes, de empreendedorismo ou de línguas.  Porto Real e Rio das Ostras terão em breve uma escola cada, também neste modelo.

Em Brasília, o deputado quer defender ampliação de escolas que tenham este modelo.  Christino quer fazer mais pela educação do Rio de Janeiro, em todos os municípios do estado.

Capacitação profissional

Em Macaé o deputado foi responsável também pela implantação do CVT/Faetec que hoje tem mais de 30 cursos voltados para a construção civil, informática e montagem de computadores. A unidade, inaugurada em 2012 já formou mais de cinco mil alunos e muitos deles já montaram seu próprio negócio.