16mar
Em: 16/03/2022

Relator da Lei que destina recursos para famílias carentes afirma que o dinheiro será liberado até o dia 31

Começa no próximo dia 18 o pagamento do Auxílio Gás de março, uma medida defendida pelo deputado federal Christino Áureo que visa colaborar com a segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade. Hoje, no estado do Rio, mas de 500 mil famílias recebem o benefício, mas segundo o deputado, é possível cadastrar novos beneficiários.

– Este benefício que criamos, visa oferecer um recurso a mais para as famílias que mais precisam, neste momento que o preço do botijão de gás está nas alturas. Dados do IBGE apontam que o item subiu bem mais do que a inflação em 2021. A expectativa é de que programa admita a entrada gradativa de mais famílias, de modo que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do Auxílio Brasil sejam atendidos. É importante que as pessoas que se enquadram nos critérios se dirijam ao local do seu município, onde é feito o Cadastro Único. Basta se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, ou se informe na Prefeitura – informou o deputado

Para receber o benefício, é preciso que a família esteja inscrita no Cadastro único (CadÚnico), seja beneficiária do Auxílio Brasil ou tenha algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que: Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário-mínimo R$ 522,50 (metade do salário mínimo); Possuem renda mensal familiar total de até três salários R$ 3.135,00 (três vezes o salário-mínimo); Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões;

O dinheiro será liberado até o dia 31, para um grupo por dia, a começar pelos que têm Número de Identificação Social (NIS) de final 1. O valor equivale sempre a 50% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13kg, que é calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em casos de dúvida, há três canais de atendimento disponíveis para os beneficiários. O número 121, do Ministério da Cidadania, é a central para fazer denúncias e receber informações. O número 111 é o canal de atendimento ao cidadão da Caixa, que informa sobre o cartão e o saque do benefício. Também é possível acompanhar as principais informações sobre o programa pelo aplicativo Auxílio Brasil.

Calendário de março

18/03 – NIS de final 1
21/03 – NIS de final 2
22/03 – NIS de final 3
23/03 – NIS de final 4
24/03 – NIS de final 5
25/03 – NIS de final 6
28/03 – NIS de final 7
29/03 – NIS de final 8
30/03 – NIS de final 9
31/03 – NIS de final 0